Nosso Trabalho

A Petit Comitê vê a Educação Infantil como um processo de ampliação de vivências e conhecimentos, adquiridos através de ações exploratórias sobre o meio. Investigamos a curiosidade infantil e, respeitando as diferenças individuais, possibilitamos a construção da autonomia que fortalecerá nossa criança para que, cada vez mais, encontre estratégias próprias para ultrapassar os desafios.

Piaget ajudou-nos a compreender a construção do conhecimento e sua gênese. Ele afirmou que essa construção tem início desde o nascimento, ou mesmo antes, através de brincar do bebê com o ambiente. Propõe que o saber humano toma por base esse brincar da criança, desde as primeira experiências sensório-motoras.

Trabalhamos com projetos, procurando agir concretamente com materiais diversos, brinquedos especializados, objetos, jogos, visitas, atividades físicas, música e arte etc… Experiências e conteúdo curricular estão integrados nos projetos de trabalho montados pelo professor e pelas crianças, a partir do interesse em destaque naquele momento.

A criança aprende agindo, falando, compartilhando e avaliando o mundo que a cerca.

Em nossa instituição, valorizamos no educador o papel de estimular debates, instigar discussões, aprofundar a observação, desafiando a criança a pensar sobre os assuntos propostos e os da atualidade em geral.

Nossa tarefa como instituição de Educação Infantil é favorecer o prazer de aprender, de descobrir, criar, compartilhar, criticar, enfim, decifrar o mundo com autoria e autonomia para agir no futuro.

O comportamento lúdico favorece o desenvolvimento. A criança é produtora do próprio conhecimento. Ela brinca e experimenta, ampliando suas possibilidades de entender e assimilar o mundo que a cerca.

Sabemos também que a construção do conhecimento na criança se alicerça no desejo e no prazer de descobrir e saber, apoiando-se nos vínculos que estabelece com pessoas significativas e com o ambiente.

Na Petit Comitê, é através do brincar que trabalhamos, procurando estabelecer uma metodologia que priorize a inteligência, mas que também atenda ao desenvolvimento de cada criança, favorecendo o convívio social e cultural.

Acreditamos na aprendizagem compartilhada de forma prazeirosa, onde agir sobre materiais ou sobre o ambiente desenvolva a linguagem, o relato e a cooperação no grupo.